quarta-feira, 8 de agosto de 2018

7 Dicas de como se tornar um escritor




Vou escrever os pontos que me têm ajudado, assim que decidi escrever. (Meu primeiro poste, genteeee!)

1-  Você precisa ter uma idéia, um assunto ou pensar em um problema.  Vai ao um restaurante aberto – exemplo- sem acompanhante, discretamente olhe para as pessoas detalhadamente e imagina seus personagens parecendo-se com algumas pessoas que lá estão: altura, gestos, o sorriso, as expressões faciais, como eles falam, como eles cruzam os pés, a roupa que usam, alguns o cheiro do perfume, etc. Pode ser também ao contrário, invés de estudar pessoas, podes examinar os animais, cores, os sons...  enfim, a natureza em si. O que não deves é esperar alguém lhe dizer o que fazer.

2-  Invista no seu trabalho, então leia muito. Tenha o hábito da leitura. Cria uma estante de livro, não precisam ainda ser muitos, dois ou três já é um caminho andando.  Participa em grupos para escritores presenciais ou online, faça amizades com autores, principalmente os que escrevem o mesmo gênero que você.  Tome nota das experiências dos outros, não tenha vergonha de fazer perguntas... “Você não pode escrever corretamente, se não ler o suficiente. Ler outros autores ajudará você a melhorar seu estilo e criatividade.” Se inscreva nas plataformas gratuitas e encontrarás os seus leitores Betas e escritores honestos.

3- Escreva o que quiser, você é livre de jogar no papel tudo que está instalado na sua mente. É tanta coisa que vemos lá fora, que às vezes somos obrigados a engolir calado ou mesmo levar desaforos para casa. Você não precisa disso. Invés de descontar em algum parente suas frustrações do dia a dia, tente desabafar escrevendo, aí você tem permissão de dizer tudo. Depois exclua baboseiras, frases repetidas, pontuações incorretas e em outro papel, escreva um pequeno resumo dos assuntos e ache o gênero, define o tempo, a narração se 1ª ou 3ª pessoa e os personagens.

 4-  Seja equilibrado nas redes sociais. Você agora é uma marca, então saiba se comportar para não queimar o seu nome. Não seja muito sensível, aquele que está sempre a se autocrítica, que não consegue mostrar o orgulho pelo seu trabalho- mesmo horrível é sua obra e você precisa ser forte para melhorá-lo- peça permissão aos seus leitores, pergunte a eles o que acham e levanta essa cabeça, por amor de Deus! “Quem procura acha, agora aguenta!”  Rsrs!
Mas, também, não seja um autor difícil de lidar, aquele que se acha o tal “eu sou doutorado em letras e ninguém me corrige” até os escritores que escrevem a décadas, que têm a essência da escrita nas pontinhas dos dedos sabem, que erros existem mano.

5-  Seja honesto com as pessoas, cria qualidade e déia aos leitores a satisfação de uma história bem contada. Não fique enrolando eles com diálogos desnecessários, longos e repetidos somente para mostrar no coleguinha ao lado que sua história tem mais páginas do que a dele: quantidade não é qualidade!Pare, com isso!
Existem leitores espertos, quando percebem que as histórias estão em curvas, acabam desistindo delas.

 6 - Participar em concursos literários trará a você uma maturidade sobre a profissão que escolheu, e se ganhar algum concurso ou estar entre os melhores, o respeito pelo o seu trabalho será outro, e ganharás confiança dos leitores e daqueles seus amigos que não acreditam que você sabe escrever algo digno de ser lido. Começa por escrever contos pequenos, quando assustar, já estás a escrever uma série de livros sem parar.

7- “Coma melhor e durma mais." O seu cérebro precisa ser saudável e nada melhor do que uma alimentação nutrida e um soninho regrado para que isso seja possível. Pratica esportes, arranje um parceiro e tenha tempo para namorar, - caso você ainda não o tenha (para adultos)-  procure ficar ao lado de pessoas positivas, que apóiam o seu sonho e estarão dispostos a comprar o livro, assim que estiver disponível.

As dicas são muitas, essas são as que eu pratico. E você quais as suas?


11 comentários:


  1. Simplesmente fui decidindo escrevendo, sem planos e nem ambição de ser famoso ou angariar uma elevada soma de dinheiro. Eu escrevo para tocar os corações dos leitores e deixa-lo ocupados com as minhas historias. Inspirar os outros com minha escrita é a sensação de dever comprido e se, um dia eu chegar a Best-seller, será um bónus bem alto da vida.

    Obrigado por compartilhar, Vidania!Gostei da simplicidade do seu blog. Estarei por perto.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada eu por ler, Maria! Primeiro vem o trabalho, muito trabalho e depois vem a recompensa.

      Eliminar
  2. Menina seu blog ta lindoooo! Parabéns pelas dicas.

    ResponderEliminar
  3. Falando do poste.
    Eu tenho observado em alguns grupos do facebook alguns escritores "calouros" que têm histórias para compartilhar, mas estão com muito medo de escrevê-las, sente o receio da rejeição e têm medo de entrar em depressão perante as criticas. Se eles tivessem a confiança acho que já estariam bem longe. Como eu digo a eles que escrevam seus livros, pois eles parecem fugir da própria ideia de escrever. Como posso convencê-los de que vale a pena compartilhar suas histórias com o resto do mundo e PU&& QUE PARIU para quem não gostar?

    ResponderEliminar
  4. Excelente, parabéns pelo blog, minha amiga.

    ResponderEliminar
  5. Oi, Vidânia.
    Suas dicas são muito interessantes; algumas eu já conhecia, já tinha ouvido falar e já aplicava em meu dia-a-dia, outras me chamaram atenção pela forma com que você as retratou no texto e me fizeram pensar: "Como eu não pensei nesse método antes?" Como é o caso da dica 1, por exemplo.
    Excelentes! Espero que você continue desenvolvendo e postando mais dicas de escrita por aqui e/ou quem sabe um dia você lança um livro/coletânea de dicas e métodos de escrita seus?! E gostei muito do seu blog, é lindo e especial.
    Um abraço, com carinho, Rose Gleize.

    ResponderEliminar