quinta-feira, 23 de agosto de 2018

Quais as maiores dificuldades que enfrenta ou já enfrentou como autor?



Todo mundo tem uma história para contar: longa ou curta; engraçada ou dramática; contemporânea ou histórica; estrangeira ou nacional, enfim, basta abrir a boca e falar ou escrever que alguém, ainda que esteja no anonimato vai quer ter a curiosidade em saber de que se trata, mas, nem todas as histórias conseguem prender o interesse dos leitores. Essa parte é difícil!


Tem vezes em que não importa o que fazemos, parece que as coisas não estão funcionando bem, em meio aos esforços você se sente amaldiçoado no mundo da escrita, sem “sorte”. Você pode programar tudo o que aprendeu com cursos de escritas, planos de marketing, concursos literários e criação de capas de qualidades... mas não parece chegar a lugar nenhum. Esta é uma realidade frustrante e alguns momentos depressivos. Você, meu amigo escritor/a, não está sozinho! Existem muitos autores na mesma situação ou piores em que a sua e, no entanto conseguiram ou conseguem aguentar a “bagagem”.




Nome do autor : Carla de Sá
Nome da obra: Esse é o nosso Lar
Tempo de escrita: Escrevo desde que nasci(hehehehe) 2008.
Site: Amazon Brasil
Link da obra: e-book: https://amzn.to/2MRYIED

  “A maior dificuldade que já enfrentei como autora é aquela imposta por mim. A realidade do mercado editorial brasileiro para quem não tem projeção é dura e desanimadora, muitas foram as vezes que pensei em desistir, mas sou um caso perdido e um bocado teimosa, além de amar escrever. Por isso, o maior obstáculo a ser enfrentado, não é a falta de apoio ou os preços absurdos que cobram para que você realize seu sonho de ter seu trabalho no mercado literário; não, o pior obstáculo é seu desânimo, sua desistência; logo, se você ama o que faz, levante a cabeça, tome fôlego e siga adiante, sem suor e dor, não se vence.”



Nome do autor: Cecília Bassi
Nome da obra: Amores sob medida
Tempo de Escrita:Há poucos meses
Site :Wattpad

    “As maiores dificuldades como autora são desenvolver melhor minhas histórias, pois acredito que fiquem curtas, com cerca de 25.000 palavras e também encontrar leitores. Faz apenas 1 mês que me aventurei a escrever ficção e postar no Wattpad, estou trabalhando em deixá-las mais elaboradas... Minha experiência anterior foi com um conto biográfico contando a vida de minha avó materna, já falecida, uma mulher batalhadora, de muita garra. A intenção era manter sua história viva para as futuras gerações. Sinto-me tola em continuar a escrever, em alguns momentos. Não penso em sucesso, mas gostaria que lessem minhas obras e é difícil atrair a atenção do público. Porém não consigo desistir, as ideias brotam e não posso deixar de dar vida a elas.”


Nome do autor : Jennifer Kepler
Nome da obra: Coroa de Fogo
Tempo de escrita: Um ano e meio.
Site: Wattpad

   “A maior dificuldade foi ter coragem de tornar público o que escrevo. A princípio, sempre escrevi para mim mesma, sem pretensões de expor o conteúdo de minhas histórias para outras pessoas. Isso mudou quando conheci a plataforma na qual estou publicando o livro e a interação que a mesma propícia com o leitor despertou meu interesse profundamente.
Creio que meu maior empecilho foi acreditar que minha obra era realmente boa, que valia a pena deixar que outras pessoas pudessem lê-la e tirar suas próprias conclusões. Superei deixando que pessoas próximas a mim lessem meu livro. Pedi para que fossem sinceras e dessem suas reais opiniões, independente do nosso vínculo. O resultado foi muito positivo. Tracei os pontos que deveriam ser melhorados e explorei aquilo que identifiquei como algo positivo. O próximo passo foi publicar e esperar a resposta das pessoas. Obviamente que recebi algumas críticas ruins, porém, a maior parte das pessoas gostou da história passou a acompanhá-la. Está sendo uma experiência incrível.”



Nome do autor : Mariana Zacaron
Nome da obra: Adhelar - A Terra Sem Fim
Tempo de escrita: Por volta dos 11-12 anos de idade.


   “Dentro do âmbito criativo, é muito comum sofrermos de bloqueios e dificuldades de desenvolvimento da história. Nesse aspecto o que me ajudou muito foi conhecer técnicas de escrita. Entrei para uma mentora online chamada Hardcover, da Vivendo de Inventar, e isso vem me ajudando muito. Mas além disso, também tem as dificuldades profissionais, de se estabelecer no mercado e realmente engrenar uma carreira como escritor. E esse desafio ainda estou superando, pouco a pouco. Mas, o mais importante, na minha opinião, é não desistir. Sempre tentar aprender mais e se aprimorar, além de sempre buscar novos leitor.”




 E você, quais as maiores dificuldades que enfrenta ou já enfrentou como autor? Vou amar suas experiências, quem sabe publico aqui!

8 comentários:

  1. Adorei os depoimentos, amei o blog. Obrigada pelo carinho e pelo apoio aos autores nacionais. Continue assim, parabéns Vidânia.

    ResponderEliminar
  2. Gostei muito de participar e do resultado. Parabéns e obrigada. Cecília Bassi

    ResponderEliminar
  3. Parabéns,uma matéria excelente. Esse blog é uma fonte de inspiração para escritores. A cada dia o número de seguidores aumenta ,fico muito feliz ao ver isso.

    ResponderEliminar