quinta-feira, 16 de agosto de 2018

Bate Papo com: Autor e radialista Raick Tavares




Raick Tavares, nasceu em João Pinheiro-MG em 92. Radialista há mais de dez anos e atualmente é apresentador na Rádio Alternativa FM, na cidade de Paracatu, onde reside com sua esposa Suuh. Assina a coluna Dois Dedos de Prosa e Café, na Revista Notícias S/A. Ministra palestras em instituições e eventos literários. Autor dos romances “Sempre e Um Dia a Mais”, “À Procura do Dono do Amanhã” e “Pra Hoje, Respire”. Seus contos: “Dois” e “Um Ser Só” estão disponíveis para leitura no Sweek Brasil.
Instagram: @RaickTavares
Twitter: @RaickTavares
Facebook: @RaickTavares


1-Por que você escreve?

Eu amo contar histórias, desde criança eu criava as minhas próprias aventuras com meus bonecos e isso me esticou a me tornar escritor.


2-Como você conecta suas emoções à sua história?

Eu confesso que uso muito do meu cotidiano nos meus personagens, para decifrar os códigos das minhas emoções e transferir tudo que sinto sobre o mundo para eles expressarem melhor as coisas que não tenho coragem de dizer ou fazer.


3-O que você está trabalhando nestes dias?

Atualmente estou revisando meu novo romance e escrevendo para meu blog - às vezes- mas, todos os dias eu escrevo alguma coisa seja o que for, nem que seja um simples rascunho.

4-Existe algum lugar onde eu possa ler seu trabalho?

Atualmente, eu tenho dois contos no Sweek Brasil e também um blog para me ocupar. Até um dos contos que se chama “Dois”, ficou entre os dez melhores para uma antologia da mesma plataforma, mas não cheguei a ultima faze, porém, a audiência foi bastante satisfatória.

5-Onde você teve sua ideia para este livro?

A ideia dos livros vem de qualquer lugar. Pode começar apenas de um titulo como o que estou revisando ou de algo que aconteceu com alguém, ou até mesmo que ouvi por aí.

6-Qual foi a melhor coisa que você aprendeu sobre o universo literário?

Não confiei em ninguém. Digo isso porque uma editora que se dizia editora havia aceitado meu romance “Pra Hoje, Respire” (que agora foi comprado os direitos pela editora Alicanto), e fizeram a maior propaganda do livro, no fim só me enrolaram...

7-Qual o melhor livro que você leu recentemente?

Minha recomendação vai para o livro “Arma de Vingança” do Danilo Barbosa. Esse é um romance para quem gosta de suspense.

8-Quem são seus autores favoritos?

Atualmente são: o Marcos Rey, Daniel Barros, Bernardo Guimarães, Maurício Gomyde, Eduardo Cito, Paulo Coelho, Flobela Espanca, John Green, Vinicius de Morais, Carlos Drummond e Bernhard Schlink.


9- Você se lembra da primeira história que você leu e do impacto que teve em você?

A história que mais mexe comigo não é a primeira que li, porque nem lembro direito qual foi, mas a que me incomoda e eu daria o “dedo mindinho” de alguém para ter escrito e se chama “O Leitor”: um livro que não me deixa em paz por causa do final, eu não consigo aceitar como ele terminou...


10- Qual o conselho que você deixa para quem está começando agora a escrever?

Leia todos os tipos de livros. Principalmente os nacionais e contemporâneos.
Tenha alguém para destruir seu texto e ouça os conselhos de autores mais experientes. Faça cursos de escrita criativa, leia livros sobre o assunto e ouça podcasts do gênero. 

4 comentários: