quarta-feira, 8 de agosto de 2018

A arte de escrever




Está bem claro que escrever também é uma arte divertida e, se o autor quiser viver dela, deverá dominar todos os segredos da mesma.


Escrever uma boa história e ganhar a atenção dos leitores é uma tarefa bem difícil, principalmente para a maioria dos escritores emergentes, assim como eu. Muitos acabam desistindo e guardando os seus escritos nas gavetas por conta da “pressão” que há no universo literário.

Minha primeira experiência literária INDIVIDUAL ao público foi em uma plataforma online em 2017. Parecia bom, em apenas três meses tive quase 8.000 leituras e 4,5 estrelas. (Tenho fotos como prova) Era bom, meu livro esteve em terceiro lugar nos mais votados. Mas, não deu em nada. A maioria dos que votaram eram escritores que só queriam troca de revisão. Tive mais de 100 comentários - os piores e melhores comentários que já recebi na vida- e isso me deixava para baixo, porque havia autores “líderes” de multidão. Os manuscritos deles já eram best-seller, muito antes de chegarem à publicação física.
Segundo eles, o meu livro tinha uma boa história, porém a qualidade era muito baixa. Eu falo português e respiro português, dia e dia... Fui logo dar o meu livro no amigo que veio do exterior e disse que sabia falar bem inglês (falar não é escrever, anta!), porém, eu havia se esquecido que  tem pessoas que até têm o domínio da oralidade, mas na escrita, são nada, água sem gosto! Acabei desistindo.

Para ser um escritor e transformar essa idéia em uma obra que caiu no agrado de um grande público, o autor precisa se organizar e trabalhar na história, antes de apresentar nas redes sociais ou nas plataformas. Isso requer hábitos, tais como: Ser um leitor voraz, participar em cursos e palestras literários, ter o costume de escrever sempre e elaborar uma rotina semanal de reler as suas obras, ser humilde perante as críticas e estudar nas sugestões que nela forem apresentadas.       Escrever na sua primeira língua.

Uma boa escrita pode nos facilitar a chamar atenção de autores consagrados, que darão de graça- talvez em off- marketing de passo a passo de como vingar no mercado dos livros.
Erros existem- mas podem ser evitados- e precisam sempre ser corridos. Um livro mal escrito, pouco trabalhado e com um enredo bagunçado, pode arruinar a carreira do calouro, já desde o início.



Então, não basta somente ter uma idéia, deve-se sempre saber como elaborar essa idéia para que seja certa.

   Continua:

Qual a sua experiência?




7 comentários:

  1. bela profissão, parabéns a todos os escritores.

    ResponderEliminar
  2. Arte é vida, liberdade, sonho, prazer da alma... Por que não criar um propósito que faça você sorrindo quando pensar nisso? Eu amo essa frase… é por isso que eu escrevo… Eu gosto disso… Eu me sinto bem em cuspir minhas palavras em um pedaço de papel e eu faço isso por mim mesmo… outras vezes outras pessoas também. Isso me ajuda a liberar energia de todo o café que eu bebo!(ahahah)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu gosto de pessoas ousadas, que se desafiam sempre.Falo ai algo bom!!!

      Eliminar
    2. Muito profundo o seu comentário, Maria! Arte é um mundo de ideias.

      Eliminar
    3. Estou de acordo com você, Luana!

      Eliminar
  3. Ao contrário do que muitos pensam, literatura é uma das mais árduas tarefas. Requer muita técnica e disposição, sim, preparo físico e psicológico. É um dom e uma bela profissão.

    ResponderEliminar